O Espírito Santo sediou uma conferência nacional que coloca em debate o futuro da pesca e da aquicultura no Brasil. O evento reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir caminhos voltados à sustentabilidade, inovação e fortalecimento da cadeia do pescado.

Durante a programação, os debates abordam temas como a gestão dos recursos marinhos, o uso de novas tecnologias na aquicultura, a sustentabilidade da atividade pesqueira e o aprimoramento de políticas públicas para o setor.

A proposta é alinhar estratégias que permitam o crescimento da produção com responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico.

O encontro também destaca a importância da integração entre ciência, governo e iniciativa privada para garantir mais eficiência e competitividade à cadeia produtiva.

O Espírito Santo reforça, assim, seu papel como um dos polos relevantes na discussão da economia do mar no país.

Construção de propostas para a etapa nacional

As conferências estaduais têm como objetivo consolidar propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro de 2026, em Brasília (DF).

Além da elaboração de propostas, o encontro também foi responsável pela eleição dos delegados que representarão o Espírito Santo na etapa nacional, levando as demandas e prioridades definidas pelos participantes capixabas.

Fonte: Governo ES

Edição: Tatiana Sobreira | Redação Jovem Pan News Vitória

Autor