O Espírito Santo sediou uma conferência nacional que coloca em debate o futuro da pesca e da aquicultura no Brasil. O evento reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir caminhos voltados à sustentabilidade, inovação e fortalecimento da cadeia do pescado.
Durante a programação, os debates abordam temas como a gestão dos recursos marinhos, o uso de novas tecnologias na aquicultura, a sustentabilidade da atividade pesqueira e o aprimoramento de políticas públicas para o setor.
A proposta é alinhar estratégias que permitam o crescimento da produção com responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico.
O encontro também destaca a importância da integração entre ciência, governo e iniciativa privada para garantir mais eficiência e competitividade à cadeia produtiva.
O Espírito Santo reforça, assim, seu papel como um dos polos relevantes na discussão da economia do mar no país.
Construção de propostas para a etapa nacional
As conferências estaduais têm como objetivo consolidar propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro de 2026, em Brasília (DF).
Além da elaboração de propostas, o encontro também foi responsável pela eleição dos delegados que representarão o Espírito Santo na etapa nacional, levando as demandas e prioridades definidas pelos participantes capixabas.
Fonte: Governo ES
Edição: Tatiana Sobreira | Redação Jovem Pan News Vitória







