Uma dupla, de 37 e 47 anos, foi detida pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) após furtar um celular de uma mulher, na Praia de Camburi, na noite desta segunda-feira (02). Para surpresa dos guardas municipais, um dos envolvidos já era procurado pela Justiça por um assalto em Jardim Camburi, em 2023.

O telefone estava na areia da praia  junto com a bolsa da vítima quando a dupla passou pelo local e tomou os pertences. Por volta das 21h, uma equipe da Guarda de Vitória, que realizava patrulhamento, foi acionada por pedestres que relataram a situação.

Os suspeitos foram abordados logo em seguida e com eles encontrados um celular, uma bolsa e uma chave que haviam sido furtados na Praia de Camburi. “Durante a abordagem, os suspeitos alegaram que o celular pertencia a um parente. Nesse momento, o telefone tocou e a versão da dupla foi desmentida, já que a ligação era da proprietária do aparelho. Fizemos contato com ela, que prontamente se dirigiu ao local para recuperar seus pertences”, relata o inspetor Ronaldo.

Durante a identificação dos suspeitos, a equipe da Guarda de Vitória teve uma surpresa. Um dos indivíduos já era procurado pela Justiça pois possuía mandado de prisão em aberto por roubo. “Ele foi condenado pela prática de um roubo, em 2023, contra duas mulheres em Jardim Camburi. Na época, ele teria usado uma arma de brinquedo e até agredido as vítimas”, detalhou o inspetor.

Na época, o indivíduo foi detido e condenado a dois anos, um mês e 20 dias de reclusão. O foragido já possui passagens criminais por tráfico, posse e uso de entorpecentes.

Sobre o furto na praia, a dupla resistiu à abordagem, sendo necessária a utilização de gás lacrimogêneo para a imobilização, além do uso de algemas. Ambos foram transportados em viatura para a Delegacia, onde as medidas administrativas cabíveis serão tomadas.

Redução

Devido à presença constante da Guarda de Vitória nas ruas, uso de tecnologia e equipes bem capacitadas, ações criminosas como essa têm se tornado cada vez mais raras na capital. Vitória reduziu em 78% os roubos de celulares em 2025, em comparação com 2018, ano de início da série histórica, segundo dados do Observatório de Segurança Pública. Ao todo, 1.012 aparelhos celulares foram roubados em 2025, número 43% menor do que os registros de 2024.

O aumento da segurança na capital capixaba é reflexo do planejamento e do trabalho contínuo da Guarda de Vitória. “Temos investido de forma permanente em patrulhamento preventivo, inteligência e presença ostensiva em áreas estratégicas da cidade. Esses resultados mostram que a atuação integrada da Guarda tem sido fundamental para coibir crimes e garantir mais tranquilidade à população”, destaca a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.

*Com informações da assessoria de comunicação

Autor