O bilionário Elon Musk afirmou que a SpaceX passou a priorizar planos para a construção de uma base humana na Lua, deixando em segundo plano, temporariamente, o projeto de colonização de Marte.
A declaração foi publicada no último domingo (8) na rede social X. Segundo Musk, a criação de uma “cidade em crescimento próprio” na Lua poderia ser viável em menos de dez anos, enquanto um projeto semelhante em Marte levaria mais de duas décadas.
Musk argumenta que a logística favorece a exploração lunar, já que lançamentos para a Lua podem ocorrer a cada dez dias, com viagens de aproximadamente dois dias, enquanto missões a Marte dependem de alinhamentos planetários que ocorrem a cada 26 meses.
Apesar da mudança de foco, Musk afirmou que a SpaceX mantém o objetivo de estabelecer uma colônia em Marte dentro de cinco a sete anos. A empresa também segue envolvida no programa Artemis, da Nasa, que prevê o retorno de astronautas à superfície lunar até 2028.
A SpaceX possui contrato de quase US$ 3 bilhões com a Nasa para o desenvolvimento do módulo lunar da missão Artemis III, utilizando a nave Starship, que ainda está em fase de testes.
*Com informações do Portal Jornal do Norte







