Os últimos dias de 2025 e o início de 2026 devem ser de tempo firme, calor intenso e baixa chance de chuva no Espírito Santo. As condições meteorológicas indicam predomínio de céu com poucas nuvens durante a virada do ano, principalmente no período noturno.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a atuação de um sistema de alta pressão sobre o estado mantém o ar seco e contribui para a elevação gradual das temperaturas.

Na passagem de 2025 para 2026, a previsão aponta céu aberto na maior parte do Espírito Santo, sem expectativa de chuva na maioria das regiões. O tempo segue estável até o fim da manhã do dia 1º de janeiro, com temperaturas elevadas e vento fraco a moderado no litoral. Há apenas baixa possibilidade de chuva em áreas das regiões Sul e Serrana, principalmente em pontos afastados da costa.

Para a sexta-feira (2), o cenário permanece semelhante durante a manhã. Já à tarde, há previsão de trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, além de áreas do Noroeste. À noite, as instabilidades podem avançar para o litoral Sul e a Grande Vitória.

No primeiro fim de semana de 2026, o tempo muda. No sábado (3), o Incaper alerta para aumento da instabilidade, com chuvas em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e em parte do Noroeste, com avanço para o litoral Sul e a Grande Vitória.

No domingo (4), a instabilidade se intensifica em todo o estado. A formação de um canal de umidade deve favorecer a ocorrência de chuvas ao longo do dia em todas as regiões capixabas.

*Com informações da Folha Vitória

Autor