O pagamento do abono salarial 2026 começa a ser feito a partir desta segunda-feira (data específica do calendário) para trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS e do Pasep. O benefício, que corresponde a até um salário mínimo, será liberado gradualmente conforme o mês de nascimento (no caso do PIS) ou o número final da inscrição do Pasep.
O abono é um direito garantido a trabalhadores formais que atenderam aos critérios estabelecidos em lei no ano base anterior, como ter recebido média de até dois salários mínimos por mês, ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada e estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Os valores do abono salarial variam de acordo com o tempo trabalhado no ano base, podendo alcançar até o limite de um salário mínimo. Segundo o calendário divulgado pelo governo, o pagamento começa hoje e segue até os últimos beneficiários conforme os meses de nascimento e inscrição.
O benefício é pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores vinculados ao PIS e pelo Banco do Brasil para os inscritos no Pasep. Os recursos são liberados em contas vinculadas ou podem ser sacados nas agências bancárias e terminais de autoatendimento.
Trabalhadores que têm direito ao abono e ainda não sacaram o benefício devem ficar atentos ao calendário para evitar a perda do pagamento, já que há prazos específicos para retirada dos valores.
O abono salarial é uma das principais políticas de transferência de renda do país para trabalhadores formais e visa garantir um complemento de renda anual, especialmente para aqueles de menor renda.
Fonte: Agência Brasil
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Vitória







