O Banco Central informou que ocorreu o primeiro incidente envolvendo dados de chaves Pix em 2026. Ao todo, informações cadastrais de 5.290 clientes do Banco Agibank foram expostas.
Segundo a autoridade monetária, o problema aconteceu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025 e foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição financeira. Entre os dados expostos estão nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
O Banco Central destacou que o vazamento envolveu apenas dados cadastrais e não comprometeu informações protegidas por sigilo bancário, como senhas, saldos ou extratos. A autarquia também esclareceu que a exposição não significa necessariamente que todas as informações tenham sido utilizadas, mas que ficaram visíveis a terceiros por determinado período. ()
Mesmo com o baixo potencial de impacto, o caso foi divulgado por compromisso com a transparência. Os clientes afetados serão comunicados exclusivamente pelos canais oficiais do banco, como aplicativo ou internet banking. O BC orienta que os usuários desconsiderem contatos por telefone, mensagens ou e-mails relacionados ao incidente, pois esses meios não serão utilizados para notificação.
Este é o 21º registro de exposição de dados relacionados ao Pix desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. O caso será investigado, e o Banco Central poderá aplicar sanções ao Agibank, que variam de multa à suspensão ou até exclusão do sistema, conforme a gravidade.
Fonte: Leia a reportagem original na Agência Brasil*
Tatiana Sobreira
Da Redação Jovem Pan News Vitória







