O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) a ampliação do atendimento à população em situação de rua por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte da nova Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, que prevê mais equipes multiprofissionais, unidades móveis, qualificação de profissionais e investimentos anuais de R$ 120 milhões para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento realizado na Casa de Oração do Povo da Rua, na região da Luz, em São Paulo.

Segundo o ministério, a política busca garantir atendimento integral em todas as fases da vida, além de combater a discriminação contra pessoas em situação de rua dentro da rede pública de saúde. Entre as diretrizes estão ações para enfrentar a aporofobia (aversão à pobreza), o racismo e a LGBTQIA+fobia nos serviços do SUS.

Mais equipes do Consultório na Rua

Uma das principais medidas é a ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, formado por profissionais de diversas áreas que realizam atendimento diretamente onde vivem as pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, o país passa a contar com 392 equipes, número superior às cerca de 300 existentes anteriormente. Além da expansão, o Ministério da Saúde implantará um programa permanente de formação e qualificação dos profissionais que atuam nesse atendimento.

Governo entregará 400 unidades móveis

Outra novidade é a distribuição de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) para municípios e para o Distrito Federal.

Os veículos serão adaptados para oferecer consultas médicas, exames ginecológicos, coleta de sangue, testes rápidos, curativos, vacinação e ações de educação em saúde diretamente nas ruas. A previsão é que todas estejam em funcionamento até 2027.

O investimento previsto para essa iniciativa é de R$ 144 milhões.

Atendimento sem barreiras

A nova política também reforça que o acesso ao SUS deverá ocorrer sem exigência de documentos como cartão do SUS, comprovante de residência ou endereço fixo, facilitando o atendimento à população em situação de rua.

Segundo o governo federal, o objetivo é garantir acolhimento humanizado e ampliar a presença dos serviços públicos junto às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

Medida faz parte de pacote de R$ 130 milhões

A ampliação da assistência em saúde integra um pacote de ações anunciado pelo governo federal voltado à população em situação de rua, que reúne investimentos superiores a R$ 130 milhões em áreas como saúde, assistência social, geração de renda, segurança pública e direitos humanos.

Entre as iniciativas estão o fortalecimento dos Centros POP, capacitação de profissionais da segurança pública, ampliação das Cozinhas Solidárias, reserva de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua e a realização do primeiro Censo Nacional dessa população pelo IBGE.

Fonte e foto: Agência Brasil e Ministério da Saúde.

Assinatura: Tatiana Sobreira – Redação JP News Vitória

Autor