O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho para chuvas extremas e risco de alagamentos no Espírito Santo. O aviso, considerado o mais grave do órgão, vale das 20h desta quinta-feira (4) às 8h de sexta-feira (5) e prevê acumulados acima de 100 mm em 24 horas, com possibilidade de transbordamento de rios e deslizamentos.

A Defesa Civil Estadual afirma que o período mais crítico deve ocorrer entre a tarde e a noite desta quinta, quando todo o território capixaba pode registrar chuvas intensas, queda de granizo, descargas elétricas, rajadas de vento e ventos costeiros.

O alerta máximo envolve 25 municípios das regiões Norte e Noroeste, incluindo Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Mucurici.

Para sexta-feira (5), o órgão prevê redução dos impactos, ainda concentrados no Norte e Noroeste, com possibilidade de chuva forte e granizo durante a madrugada e parte da manhã.

Além do alerta vermelho, o Inmet publicou outros dois avisos:

  • Amarelo, válido até as 10h de sexta, indicando possibilidade de até 50 mm de chuva em todo o Estado.

  • Laranja, até as 8h de sexta, para 59 cidades de quase todas as regiões (exceto o extremo Sul).

As fortes chuvas já provocam transtornos. Na quarta-feira (3), Vitória registrou 55 mm em pouco mais de uma hora, com alagamentos em ruas do Centro, queda de energia na Mata da Praia e transtornos na obra do Mergulhão de Camburi. Em Cariacica, o entorno do Terminal de Itacibá ficou alagado e o trânsito parou.
No Sul, Mimoso do Sul e Guaçuí registraram enchentes, transbordamento de córregos e entupimento de manilhas. Em Rio Novo do Sul, um supermercado e uma escola estadual sofreram danos.

*Com informações da assessoria de comunicação 

Autor