O Espírito Santo iniciou uma nova etapa na ampliação do acesso a métodos contraceptivos no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta sexta-feira (6), a primeira usuária da rede pública recebeu o implante subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon, no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória.

A aplicação marca a fase final do segundo período prático da 2ª etapa de capacitação dos profissionais de saúde, seguindo o cronograma nacional do Ministério da Saúde para a incorporação do método ao SUS. O processo teve início em novembro, com oficinas de qualificação voltadas à Atenção Primária à Saúde.

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, com eficácia de até três anos, e passa a integrar as políticas públicas de fortalecimento da saúde sexual e reprodutiva. O público elegível inclui adolescentes e mulheres de 14 a 49 anos.

Nesta fase inicial, a implementação ocorre em 12 municípios capixabas, selecionados pelo Ministério da Saúde por critérios populacionais. Ao longo do mês de fevereiro, cerca de 350 mulheres devem ser contempladas, como parte do processo de capacitação prática dos profissionais.

Os implantes e kits de inserção já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de referência. Para ter acesso ao método, as usuárias devem procurar a UBS mais próxima e manifestar interesse junto à equipe de saúde.

*Com informações da assessoria de comunicação

Autor