Vitória mantém ações permanentes de combate ao Aedes aegypti e reforça, ao longo do mês de janeiro, a aplicação do fumacê em todas as regiões da capital. A estratégia integra o plano municipal de enfrentamento às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
O serviço ocorre durante todo o ano e, além da pulverização feita por veículos, conta com equipes da Secretaria Municipal de Saúde utilizando equipamentos portáteis em áreas de difícil acesso, como becos, vielas e escadarias.
O roteiro do fumacê é definido pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental de Vitória (CVSA) e pode ser consultado no Portal da Prefeitura, na página dedicada ao combate ao mosquito. A administração municipal também disponibiliza o monitoramento em tempo real do trajeto, permitindo que os moradores acompanhem a passagem do serviço pelos bairros.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências. Por isso, a Prefeitura reforça que a participação da população é fundamental, com a eliminação de água parada e a adoção de medidas simples no dia a dia para evitar a proliferação do inseto.
*Com informações da assessoria de comunicação







