O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde (PRMSC), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), alcançou a 6ª colocação em seleção nacional voltada a iniciativas educacionais em Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A experiência foi destacada no Eixo 4 — Epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão — do Laboratório de Inovação em Saúde (EpiLab), promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O trabalho será apresentado em webinário e publicado em formato de resumo em livro organizado pelas instituições responsáveis pela seleção.

Ao todo, os dez primeiros colocados de cada um dos quatro eixos temáticos foram reconhecidos por iniciativas com potencial de integrar ensino e serviços de saúde. O primeiro colocado de cada eixo será convidado a apresentar a experiência na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), prevista para abril de 2026, em Brasília.

De acordo com a coordenação do programa, o reconhecimento fortalece a formação de profissionais voltados à vigilância em saúde e amplia a inserção institucional em âmbito nacional.

*Com informações da assessoria de comunicação

Autor