
Pela primeira vez, alunos da Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, localizada na zona centro-sul de Manaus, garantiram vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A escola será a única da rede pública a representar o Amazonas na fase presencial da competição, que acontece de 25 a 28 de novembro, em Campinas (SP).
A equipe formada pelos estudantes Vinícius Fernandes, Bruno Carvalho e Gabriel Braga, do 9º ano do Ensino Fundamental, conquistou o 1º lugar na etapa estadual da olimpíada, recebendo medalhas de ouro. Os jovens foram orientados pelo professor de Geografia Marciclei Bernardo Silva e fazem parte da equipe “Uatumã”.
A edição de 2025 da OBG é especial, marcando os 10 anos da competição, que reuniu mais de 100 mil alunos de todo o Brasil. Segundo o professor Marciclei, todas as equipes da escola também conquistaram medalhas de ouro na fase estadual, consolidando o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2021.
“É bastante animador, principalmente para mim enquanto professor. Ver meus alunos, para quem ministro aulas desde o 8º ano, participando dessas competições é como se eu estivesse realizando também a prova. Para eles, é um desafio que marcará positivamente suas trajetórias”, destacou o educador.
Laços com a Geografia
A paixão dos alunos pela Geografia é o que impulsionou o excelente desempenho na OBG. Cada um dos integrantes da equipe Uatumã tem uma relação única com a disciplina, reforçada pelo estudo durante as aulas e nos períodos livres, com foco em temas como Cartografia e Geotecnologias.
Para Bruno Carvalho, a olimpíada representa o reencontro com uma paixão de infância. Vinícius Fernandes relata afinidade natural com a disciplina, sempre tirando boas notas, o que o levou a ser selecionado para a equipe. Já Gabriel Braga vê a Geografia como uma ponte para o futuro:
“Gosto muito da matéria porque é algo que vejo em meu futuro. Sou apaixonado por aviação e, nisso, gosto também de conhecer lugares. Com a Geografia, conheço bastante. Quando recebi a notícia da classificação, foi uma felicidade imensa para mim e minha família”, disse Gabriel.
Agora, os três alunos seguem em preparação para a fase nacional. Caso conquistem um dos melhores desempenhos em Campinas, poderão representar o Brasil na etapa internacional da competição, a International Geography Olympiad (iGeo).
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.