A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início às atividades do Programa de Aprendizagem Profissional, voltado à qualificação e inclusão de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos no ambiente do serviço público.

Instituída pelo Ato 6.483/2025, a iniciativa permite que os aprendizes desenvolvam atividades práticas em setores administrativos da Casa. Atualmente, seis jovens atuam em áreas como Diretoria de Finanças, Recursos Humanos, Transparência e Manutenção.

Entre eles está Vithoria Alice Machado Dias, de 17 anos, que iniciou as atividades na Secretaria de Gestão de Pessoas. Estudante do 3º ano do Ensino Médio e aluna do curso de Marketing Digital do Instituto Gênesis, ela afirma que a experiência contribui para seu projeto de cursar Direito.

Segundo a secretária de Gestão de Pessoas da Ales, Amanda Kiffer, não há vínculo empregatício entre os jovens e a Assembleia. A contratação formal é realizada por empresa parceira, enquanto o Instituto Gênesis é responsável pela formação teórica e acompanhamento pedagógico.

O programa tem como objetivos desenvolver competências técnicas e comportamentais, além de priorizar jovens em situação de vulnerabilidade social. O contrato de aprendizagem pode ter duração de até dois anos.

A expectativa é ampliar o número de participantes, conforme a demanda dos setores administrativos da Casa.

Fontes: Noticiário Web

Guilherme Pacheco, da redação da Jovem Pan News Porto Velho e Vitória

Autor